Evento que reúne 4200 jovens de 23 estados brasileiros foi aberto na noite de domingo (11)
O VI Jamboree Nacional Escoteiro, aberto na noite do último domingo (11), prestou homenagem à cultura do Rio Grande do Norte e ainda teve a confirmação da parceria com o Governo do Estado do Rio Grande Norte sendo renovada. O acampamento reúne 4.200 participantes no maior encontro dos Escoteiros do Brasil. Realizada na Arena Central do Jamboree, a cerimônia ainda apresentou um vídeo do VI Jamboree Nacional com imagens da chegada dos participantes, e os estados e países presentes foram saudados com a entrada das bandeiras que subiram ao palco ao som de “Aquarela do Brasil”.
João Armando Gonçalves, Presidente do Comitê Mundial Escoteiro, deixou sua mensagem através de um vídeo, em que convidou a todos para que aproveitem as atividades do VI Jamboree Nacional, confraternizem com os demais escoteiros e que se lembrem de que fazem parte de uma fraternidade mundial que conta com mais de 40 milhões de pessoas.
O presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes, e o diretor presidente dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, Ivan Alves, entregaram um lenço nacional ao governador do estado do Rio Grande do Norte e sua esposa, Julianne Faria, que foram nomeados Presidente e Vice-Presidente de Honra dos Escoteiros do Rio Grande do Norte.
Em seu discurso, o governador reconheceu a importância do Escotismo brasileiro e ressaltou as importantes conquistas do projeto ‘Escotismo nas Escolas’, que fizeram o estado do RN apresentar os maiores índices de crescimento no cenário escoteiro do Brasil. “O nosso plano é dar total apoio, continuar essa parceria, com as escolas colaborando e motivando esse movimento de cidadania, que tem tudo a ver com cultura, educação, esporte e lazer. Eu como governador do Estado, irei incentivar, junto com o Secretário de Educação, para aumentar ainda mais os números do Escotismo em nosso estado”, destacou Robinson.
Já o diretor presidente do anfitrião fez um chamado aos jovens para que aproveitem os cenários naturais do Rio Grande do Norte. “Convido vocês a desfrutar de nossas praias, lagoas, dunas, sol, brisa, frutas, artesanato e culinária. Confraternizem-se com nossos escoteiros e com os potiguares, pois somos bons anfitriões, alegres, acolhedores e orgulhosos das nossas cidades. Desejo a todos boas atividades e muita alegria para vivenciar essa grande aventura”.
Visitas ao campo
É possível visitar as áreas comuns do evento entre os dias 13 e 15 de janeiro, das 14h às 18h. O espaço de acampamento não será aberto para visitação por questões de segurança.
Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil
Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra-escolar pela Lei nº. 8.828/46.