Escoteiros dos Estados Unidos, Chile e Portugal visitam o VI Jamboree Nacional em Natal


Visitantes estrangeiros fazem sucesso entre os jovens e são contagiados pela ginga brasileira


A cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, está recebendo entre desde o último domingo (11) e até a próxima sexta-feira (16) mais de 4.200 participantes do Escotismo brasileiro no VI Jamboree Nacional Escoteiro, em um encontro que reúne jovens e adultos de 23 estados. Mas entre as diferentes caras e sotaques brasileiros, alguns se destacam por serem ainda mais inusitados. É o caso dos 66 estrangeiros que estão participando do evento como convidados e fazendo parte desta grande festa do escotismo nacional.

O maior grupo é composto pelos 62 chilenos, que trouxeram a típica alegria e disposição que nossos vizinhos costumam mostrar em atividades escoteiras. Os chilenos foram os únicos que trouxeram ao VI Jamboree brasileiro jovens entre 11 e 17 anos. Uma das jovens chilenas é Paz Ortiz Ober, de 16 anos e natural da capital Santiago. Ela reforça que, apesar dos idiomas serem distintos, a comunicação dela e seus colegas tem sido bastante fácil com os brasileiros, mesmo que em alguns casos tenham que repetir algumas palavras ou falar mais devagar. Já na hora das atividades, as barreiras são todas facilmente vencidas e todos se divertem como se fossem do mesmo país.

Apesar de muito menos numerosos, não é nada difícil encontrar os dois americanos que participam do evento. Naturais de South Lake City, no estado de Utah, Kirk McDouglas e Craig Hall estão sempre rodeados de escoteiros brasileiros que tentam se comunicar por meio de mímicas ou dos amigos que falam um pouco o idioma dos visitantes. O principal objetivo é sempre o mesmo: tirar uma foto e, se possível, conseguir ficar com uma lembrancinha qualquer deles que, para muitos, são verdadeiros troféus conquistados.

Já os portugueses, também representados por dois adultos voluntários, são mais discretos. Paulo dos Santos Antunes Ferreira e José Rodrigues Machado, que são escoteiros há mais de 40 anos, vieram para o evento com o intuito de rever grandes amigos feitos ao longo deste período.

Além do atual jamboree, eles já participaram de outros quatro eventos a nível mundial, além de duas outras edições do jamboree nacional e prometem estar de volta no próximo acampamento. Nestas viagens, os contatos com pessoas de diferentes origens se transformaram em amizades duradouras que fazem os dois portugueses viajarem grandes distâncias para revê-los e que os trouxeram tanto ao Brasil para participar do VI Jamboree Nacional.

Visitas ao campo

É possível visitar as áreas comuns do evento entre os dias 13 e 15 de janeiro, das 14h às 18h. O espaço de acampamento não será aberto para visitação por questões de segurança.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil

Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra-escolar pela Lei nº. 8.828/46.

Chame no Whatsapp
Vamos conversar?
Oi! Quero melhorar a comunicação do meu negócio! Podemos conversar?