Jovens de 18 a 21 anos participarão de atividades voluntárias em quatro instituições da capital catarinense durante o 26º Mutirão Nacional Pioneiro
A partir desta sexta-feira (9), e até o dia 12 de outubro, 620 pessoas participarão do 26º Mutirão Nacional Pioneiro, que acontecerá no Parque do Rio Vermelho, norte da Ilha, em Florianópolis. O evento é voltado a jovens de 18 a 21 anos de idade, que participarão de atividades voluntárias em quatro instituições da capital catarinense.
Nesta edição serão beneficiadas as instituições: Casa Lar Luz do Caminho e Casa Lar Semente Viva, ambas no bairro Ingleses, a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), em Cachoeira do Bom Jesus, e o Núcleo de Educação Infantil São João Batista, no Rio Vermelho.
Mutirão Nacional Pioneiro ocorre a cada três anos
O Mutirão Nacional Pioneiro é um evento realizado a cada três anos, em um estado diferente. Este ano, o acampamento é promovido pelos Escoteiros do Brasil e organizado pela Região Escoteira de Santa Catarina. Estarão presentes representantes de 17 estados brasileiros, fazendo deste o maior Mutirão Pioneiro já realizado.
A proposta educativa do 26º Mutirão Nacional Pioneiro está fundamentada nos princípios do Movimento Escoteiro, de contribuir com a formação de pessoas comprometidas com a comunidade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo mais justo e fraterno.
O diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil, Marco Aurélio Romeu Fernandes, reforça a importância do trabalho de atividades comunitárias, como as oferecidas no Mutirão Nacional Pioneiro. “Se formos capazes de instigar nossa juventude com a ideia do compromisso social e do agir, em contraponto a uma atitude costumeiramente contemplativa da sociedade, estaremos colaborando efetivamente para a construção de um mundo melhor!”, pontua.
A atividade, além de proporcionar um ambiente de amizade e integração, também será um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens com ações e projetos concretos, tendo como meta o “Servir”, lema de jovens desta faixa etária dentro do Escotismo brasileiro. O Mutirão Nacional Pioneiro irá promover ações comunitárias na região, atividades de reflexão e autoavaliação, além de momentos de turismo e diversão.
Assista ao vídeo promocional:
Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil
Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2014, contou com um contingente de 77.741 escoteiros, nos quais 19.244 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 607 cidades brasileiras, somando um total de 1.265 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.