Ser cidadão europeu é o desejo de cada vez mais brasileiros e poucos sabem que isso é mais fácil do que imaginam. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 32,5% da população do estado de São Paulo é descendente de italianos.
Há três formas para se obter a cidadania italiana: por via sanguínea e administrativa (em que há o levantamento da árvore genealógica até o antepassado com nascimento na Itália), por casamento com cidadão italiano (e que basta requerer a naturalização para o país europeu) e ainda por linha materna (com transmissão da cidadania italiana pelas mulheres, aos seus filhos nascidos anterior à promulgação da Constituição Italiana, em 1948).
Para auxiliar nestes processos, a Bússola Italiana oferece serviços de assessoria. A Bússola é uma empresa que se dedica a processos de cidadania italiana e integração em território europeu. A consultora de negócios e sócia da Bússola Italiana, Patrícia Diniz, está à frente da empresa que realiza o processo de cidadania italiana para brasileiros.
“Compreendemos que o processo de reconhecimento de cidadania italiana é a concretização de projeto de vida, de um sonho. Por isso, o nosso time é altamente qualificado e expert na legislação italiana e processos civis para auxiliar os descendentes de italianos a obterem o reconhecimento da cidadania italiana com sucesso, bem como os ítalo-brasileiros a usufruírem plenamente de seus direitos”, declara a empresária.
Além de São Paulo, há um expressivo número de descendentes de italianos no Paraná (37% da população), Santa Catarina (50% dos catarinenses) e Rio Grande do Sul (27% da população). Juntos, os descendentes de italianos nestes quatro estados somam mais de 22,7 milhões de pessoas.
Quais são as três formas para se obter a cidadania italiana
- Por origem italiana masculina: O serviço consiste em reunir a documentação necessária e prepará-la conforme as exigências de cada processo, além de oferecer todas as explicações sobre os processos e casos especiais. A Bússola Italiana oferece o serviço de preparação dos documentos e montagem do processo para aqueles que foram convocados pelo Consulado Italiano para apresentação da documentação e aqueles que irão desenvolver o processo na Itália.
- Por origem italiana feminina: é o direito de transmissão da cidadania italiana pelas mulheres, aos seus filhos nascidos antes da promulgação da Constituição Italiana, em 1948. O processo demora em média dois anos e você precisará contratar um advogado italiano. A Bússola Italiana conta com advogados italianos na sua equipe e oferece a assistência para o recurso judicial na Itália.
- Por matrimônio: para pessoas casadas com cidadãos italianos. O serviço consiste em naturalização, nível B1 de proficiência em italiano, reunião da documentação necessária e preparação conforme as exigências dos órgãos italianos, além de assessoria e suporte durante o processo.